Dicas para criar (ou retomar) o hábito da leitura

Gosto mesmo muito de ler. Não consigo entrar numa livraria e sair de mãos a abanar… mesmo que tenha alguns ainda por ler em casa, há sempre algum que me chama a atenção.

Para este ano, tenho o objetivo de ler 20 livros! Sei que é um objetivo ambicioso, é mais do que 1 livro por mês, vou fazer os possíveis para conseguir atingir esta meta! E vocês, têm o hábito da leitura ou nunca tiveram? Ou tiveram e já o perderam?

Apesar de sempre gostar imenso de ler, quando o Manel nasceu perdi um pouco este hábito durante mais de um ano, porque não tinha tempo, passei a ter novas rotinas, simplesmente não tinha disponibilidade mental para a leitura. Acontece, mas quando realmente gostamos, sabe tão bem voltar a ter este hábito 🙂

Hoje deixo-vos algumas dicas para  criarem o hábito (ou retomar) o hábito da leitura:

1. Releiam um dos vossos livros favoritos

Quando perdemos um hábito, para o retomar, temos que nos entusiasmar e na leitura, se escolhermos um livro com o qual não estamos muito entusiasmadas, vamos desistir facilmente, concordam? Se querem retomar a leitura, o mais fácil é voltar a ler algo que adoraram! Isso faz-vos lembrar o quanto gostam de ler e como sabe bem – aconteceu comigo! Além disso quando lemos um livro pela segunda ou terceira vez, vamos sempre aprender coisas diferentes, porque nós próprias estamos diferentes, certo? É sempre uma aprendizagem 🙂

2. Tenham uma rotina de leitura

No meu caso, o que melhor funciona é ler diariamente antes de dormir. Vou mais cedo para a cama e em vez de estar a fazer scroll no telemóvel, pouso-o, agarro o livro e só toco no telefone na manhã seguinte. Qualquer hábito que queiramos adquirir, precisamos de criar as nossas regras para isso acontecer. Mesmo que esteja podre de sono, leio nem que seja um parágrafo. Resultado: durmo muito melhor, acordo mais bem disposta e ainda faço uma coisa que adoro: ler, em vez de estar a perder tempo nas redes sociais e a consumir luz azul, que não faz bem nem aos olhos nem à pele 😉 Manter o telemóvel longe enquanto estamos a ler, ajuda a que nos foquemos no livro, sem distrações.

3. Crie metas de leitura

Acho que é sempre uma forma de nos motivar a cumprir um objetivo. Não apontei quantos livros li em 2021, mas seguramente mais de 10 e houve muitos dias em que não toquei num livro (o último trimestre do ano foi um desastre na minha leitura). Quando criamos uma meta, cada passo que damos em direção a essa meta, ficamos com mais vontade de continuar.

Também não têm que ler todos os livros do mundo (ou todos os que acham interessantes e querem ler) no mesmo mês ou ano, ok? Não levem este prazer demasiado a sério 🙂 Há dias em que se entusiasmam e têm 50 páginas, outros em que vão estar mais cansadas e vão ler 5. O importante é terem prazer com a leitura.

Beijinhos e boas leituras!

Margarida

5 thoughts on “Dicas para criar (ou retomar) o hábito da leitura

  1. Mariana Leal says:

    Boas dicas 🙂 Já leio desde que me lembro e felizmente até hoje não perdi o hábito. Nos últimos anos tenho rondado os 50 livros por ano, tenho de aproveitar enquanto ainda tenho tempo 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.