Livros: Limitless

 

Primeiro livro de 2022: Limitless, de Jim Kwik.

Estava na minha lista para ler há alguns meses e decidi que era o ideal para começar o ano, achei que me ia facilitar a vida no meu objetivo de 20 livros este ano.

Jim Kwik é um reconhecido “Brain Coach” e defende que “there’s no such thing as a good or bad reader… just a trained or untrained reader.” e acredito nesta máxima dele e, como adoro ler e estar sempre a aprender, achei que era boa ideia ter umas dicas para tirar o melhor partido da minha leitura.

Está provado que o nosso cérebro vai perdendo produtividade depois dos 25min fazendo a mesma tarefa (“The Pomodoro Technique”, de Francesco Crillo), por isso o ideal é ler durante 25min e fazer uma pausa de 5min (beber água, alongar, etc).

Segundo o autor, existe um método FASTER que nos ajuda a tirar o melhor partido de qualquer livro:

F – FORGET: a chave é esquecermo-nos das nossas distrações. Esquecer aquilo que já sabemos, para que possamos abrir a nossa mente para coisas novas;

A – ACT: A aprendizagem não é uma atividade passiva. O cérebro humano aprende mais rapidamente quando nos envolvemos em várias atividades que reforçam um novo conhecimento;

S – STATE: a nossa aprendizagem depende do nosso estado de espírito. Os nossos sentimentos em relação a determinado assunto numa situação específica podem afetar o processo de aprendizagem e, no limite, os resultados que obtemos;

T – TEACH: A aprendizagem pode ser um ato social, ou seja, aprender para ensinar a alguém pode dar-nos um prazer extra (a minha mãe – que também é uma apaixonada por livros – sempre me disse que, quando queremos aprofundar o nosso conhecimento sobre determinado tema, o melhor é nos propormos a explicar a alguém, isto faz com que nos dediquemos mais profundamente a esse tema para o conseguirmos explicar da melhor forma);

E – ENTER: “enter your reading schedule into your calendar”, ou seja, bloqueiem na vossa agenda os momentos de leitura ou de aprendizagem. Assim, estão mais comprometidas e é um compromisso de verdade, como qualquer outra reunião ou uma consulta à qual não podem faltar;

R – REVIEW: uma ótima forma de reter aquilo que aprendemos num livro é rever os conhecimentos, tirar notas, etc. Eu adoro tirar notas, sublinhar, etc em todos os livros (por isso não gosto nada de emprestar livros!)

“If you are struggling to find motivation, you have to find the ‘why’ of the task. Once you discover the reason for a task, you will be more motivated to complete it”

O que me leva a referir um dos livros que mais gostei de ler ultimamente, “Primeiro pergunte PORQUÊ”, de Simon Sinek (se não leram, vale a pena!)
Ter um estilo de vida saudável (alimentação rica em bons nutrientes e exercício físico regular) é benéfico não só para a nosssa saúde, para o nosso corpo, mas também para o nosso cérebro.

Aquilo que comemos também influencia na forma como retemos a informação daquilo que lemos: alimentos ricos em vitaminas que nutram o nosso cérebro e nos protejam do stress. Assim como o exercício físico protege o nosso cérebro e a nossa memória.

O maior inimigo do nosso foco é a distração e temos muitas distrações na nossa vida, porque queremos fazer várias coisas ao mesmo tempo – mais uma boa dica de leitura, o essencialismo. Porque vamos “deitando um olho” para o telemóvel enquanto estamos a fazer outras coisas… fazer alguns exercícios de respiração antes de ler pode ser uma boa solução para ativar o foco.

“Most people approach learning as a passive activity. On the contrary, it is active. Learning passively is weak and is the reason why we find it hard to remember a lot of things” Jim Kwik

Quanto mais lemos, mais o nosso cérebro evolui e mais a nossa memória melhora. Ler ainda ajuda a melhorar o nosso foco, vocabulário, imaginação e a nossa compreensão.

Todos podemos ser “limitless”, só depende das escolhas que fazemos e quão determinadas estamos para seguir essas escolhas até ao fim. Com a mentalidade certa, motivação e método, podemos ser aquilo que quisermos.

Foi assim o mais resumido que consegui deste livro que queria ler há muito tempo e ADOREI!

Já leram? Podem espreitar o site do Jim Kwik, KWIK BRAIN.

(tive que ir buscar uma foto da capa do livro à net, com as mudanças já nem sei onde está ahah Li em inglês, mas acho que existe uma versão em português)

One thought on “Livros: Limitless

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.