LIVRO: Purple Cow

Acho que nunca tinha lido um livro de Seth Godin, o autor de “Purple Cow”. Apesar de ser um reconhecido autor de livros sobre Marketing (como o “This is Marketing”, um dos mais conhecidos). É um livro técnico, nem todas se vão identificar ou gostar deste género, mas são os meus favoritos, devo confessar 🙂

Fala-nos sobre a importância da inovação, de pensar diferente, de não ir atrás daquilo que os outros estão a fazer. Marketing é mais sobre inovação do que publicidade. A parte que mais gosto neste género de livros são os casos reais de marcas bem conhecidas e que facilmente nos conseguimos identificar e pensar um pouco “fora da caixa” para não seguir o rebanho e fazer aquilo que todos os outros estão a fazer no nosso segmento.

Para quem está dentro da área do Marketing, certamente conhece os 4 Ps do Marketing; Product, Pricing, Promotion e Positioning. O autor considera que faltam mais uns quantos, entre eles a “Purple Cow”, que é aquele elemento diferenciador, notável, excepcional, novo e super interessante. Steph Godin fala ainda da importância de conhecer o público-alvo: nem todos os produtos são para toda a gente. Conhecer o público de determinado produto (ou serviço) permite mais facilmente direccionar a comunicação para esse target. Uma marca que quer vender para toda a gente, não chega a ninguém.

Gostei do livro, mas assumo que já tinha lido esta abordagem noutros livros ou artigos que leio frequentemente sobre o tema, talvez grande parte desses artigos inspirados neste livro, já que a primeira edição é de 2002.

Se gostam de ler sobre Marketing, os livros de Seth Godin são uma ótima forma de aprendizagem 🙂

Beijinhos,

Margarida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.