Skincare: qual a ordem de aplicação correta?

Sabemos a importância de uma boa rotina de skincare, já temos os nossos produtos favoritos, mas e a ordem ideal de aplicação? Sabem qual é? Qual o primeiro produto a aplicar? E o último? O objetivo é tirar o melhor partido dos produtos que usamos, já que investimos dinheiro nos produtos que mais gostamos, o ideal é aplicá-los da forma correta.

Aqui fica a ordem de aplicação ideal:

Antes de falar na ordem, acho importante lembrar que ter uma boa rotina de skincare é fundamental, não só pela saúde da nossa pele, mas também como rotina de auto-cuidado (que, obviamente, não se resume a skincare, mas inclui). No entanto, não vamos esperar milagres dos cosméticos, ok? Ajudam, contribuem para uma pele mais bonita, mais luminosa e ajudam a retardar o aparecimento de rugas, mas não sejamos ingénuas ao ponto de achar que a nossa pele seca e acabada vai ficar linda e viçosa passado 3 dias de aplicação do creme XPTO, ok? 🙂

Independentemente dos produtos que usam ou a marca, o mais importante é a CONSISTÊNCIA (como em tudo nesta vida, certo?). Aplicar regularmente os cuidados adaptados às necessidades da nossa pele, de manhã e à noite, não dormir com maquilhagem, beber muita água, ter uma alimentação equilibrada… tudo isto contribui para uma pele bonita e luminosa. Os cosméticos ajudam, sem dúvida!

Não é preciso ter uma rotina com 50 passos, a quantidade de produtos deve ser adaptada às necessidades da pele, mas também ao estilo de vida de cada uma de nós. Gosto de ter uma rotina extensa, quer de manhã, quer à noite, mas é um gosto pessoal, adoro a sensação de ter a pele super hidratada e cheirosa 🙂

Estes são os passos fundamentais de uma rotina completa de skincare:

1. LIMPAR

Escolham um produto que se adeque às necessidades da vossa pele (água micelar, leite, óleo, gel, etc), o importante é remover as impurezas que se acumulam na pele, durante o dia ou noite. Não usem nada muito agressivo para a vossa pele. Limpar a pele é importante porque remove restos de cosméticos que possam estar na pele, a poluição do dia-a-dia, oleosidade e bactérias. Uma pele limpa tem menos tendência a ter borbulhas ou imperfeições. Se usarem makeup durante o dia, usem um produto específico para desmaquilhar os olhos antes de limpar a pele.

2. HIDRATAR

Todas as peles precisam de hidratação, até as mais oleosas, ok? Há hidratantes para todos os tipos de pele, para todas as necessidades, para que ninguém fique com a pele desidratada. Estamos no séc XXI, ok?

Aqui há várias tipologias de produtos que podem incluir, como uma bruma de hidratação, sérum (de rosto e olhos), contorno de olhos, creme hidratante.

3. PROTEGER

É o último passo da rotina de skincare, proteger a pele contra as agressões externas, mais especificamente contra os raios UVA e UVB, para prevenir o envelhecimento precoce e evitar o aparecimento de manchas. Faça chuva ou faça sol.

Mas uma nota: apanhar sol no rosto diretamente todos os dias também é importante para a contribuição da vitamina B no nosso organismo (e para sermos felizes, ninguém é feliz sem sol!), se puderem apanhem diretamente na pele sem protetor solar de manhã cedinho – faço isto sempre que posso, mas aconselhem-se com o vosso dermatologista, just in case.

Numa rotina completa e simplificada, diria:

produto de limpeza, sérum, contorno de olhos e creme hidratante (e protetor solar para o dia).

Se são como eu e gostam de aplicar várias texturas para uma experiência mais completa, aqui vai:

produto de limpeza, essência, pré-sérum, sérum, sérum de olhos, contorno de olhos, sérum de ácido hialurónico e creme hidratante. À noite ainda acrescento um óleo hidratante no final ou um sérum noturno (específico para ser o último passo de skincare). Durante o dia, o protetor solar é o último passo.

Agora uns extras que merecem ser referidos: máscaras faciais e esfoliante – usem de acordo com as necessidades da vossa pele e confirmem a periodicidade com o vosso dermatologista. No meu caso, raramente faço uma esfoliação, mas uso com muita frequência máscaras hidratantes, pelo menos uma vez por semana. A minha pele é seca e metas vezes desidratada, então não prescindo 🙂

Espero que este conteúdo tenha ajudado.

Beijinho,

Margarida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.