Retinol: o que é, como usar e onde encontrar

Em 2023 experimentei o primeiro produto de skincare com o retinol como ingrediente ativo e escrevo este post para vos dizer o seguinte: consultem um dermatologista antes de incluirem este ingrediente na vossa rotina de skincare, ok? Pode ser forte demais para a vossa pele, pode ter efeitos secundários na pele e mais vale prevenir, certo?

Depois deste disclaimer, aqui vai a informação que recolho sobre o retinol: é um clássico nos cuidados de beleza, com ingredientes de alta performance. Apresentado nas mais variadas texturas: sérum, gel ou creme e tem como objetivo estimular a renovação celular, deixar a pele mais uniforme e prevenir o aparecimento de linhas de expressão. além disso, tem também uma caça esfoliante, que ajuda a eliminar as células mortas e melhora a textura da pele, suaviza os poros dilatados.

O retinol é o precursor do ácido retinóico, conhecido como vitamina A, que, ao ser absorvida pela pele, se transforma em ácido retinóico.

O retinol não pode ser usado como qualquer outro ativo, é normalmente fotossensível, o que significa que não devem expor a vossa pele ao sol depois da aplicação e é, por isso, aconselhada a aplicação na rotina noturna (algumas marcas defendem que o retinol que usam em determinados produtos pode também ser usado durante o dia, mas com protetor solar, idealmente).

Muito importante: o retinol não é um ativo que ser possa misturar facilmente com qualquer outro como ácidos, porque pode sensibilizar a pele. Cuidado com as misturas de ingredientes, no meu caso usei um sérum de Vitamina C de manhã e outro de Retinol na rotina noturna e o resultado foi hipersensibilidade, que resultou numa crise de rosácea na minha pele – obviamente fui “a correr” para o dermatologista e conseguimos resolver, mas aprendi a não misturar cocktails sem aprovação médica 🙂 Ninguém melhor que um dermatologista para aconselhar quais os outros cremes / séruns que podem ou devem ser combinados com o retinol.

Assumindo que interiorizaram toda esta conversa e que não vão arriscar no retinol só porque está na moda ou porque a pessoa X ou Y está a usar e a adorar, aqui ficam alguns produtos com este ingrediente ativo:

1. Sérum Retinal Intense ISDIN Ceuticals // 2. Liftactiv Retinol Intensive Serum VICHY // 3. Eternalist Age Retinol Filler SENSILIS // 4. Retinol 0.3 SKINCEUTICALS // 5. Creme Intensive Retinol INSTITUT ESTHEDERM // 6. Retinol Serum Renewal ENDOCARE // 7. Retinol +HPR Ceramide ELIZABETH ARDEN // 8. Retinol Boost Cream NEUTROGENA // 9. Redermic Retinol Concentrado LA ROCHE-POSAY // 10. Revitalift Laser sérum noite L’ORÉAL PARIS // 11. Advanced Retinol Concentrated Serum STRIVECTIN

Repito: consultem um dermatologista antes de usar, não se guiem pela informação que possam ver aqui ou noutro site ou nas redes sociais. Os cosméticos são maravilhosos – sou heavy user assumida – mas alguns precisam de cuidados extra e do conhecimento técnico de um médico, não de uma beauty blogger ou assim 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.