Armário Cápsula

No outro dia estava a ler a newsletter da Blossom sobre os mitos do Armário Cápsula e achei que era um bom tema a trazer aqui para o blog.

Mas antes de entrar nesse tema, deixo-vos aqui um rewind no tempo, para enquadrar um pouco mais dobre o Armário Cápsula.

O termo “Armário Cápsula” foi criado por Susie Faux, criadora da marca “Wardrobe”. A ideia era trazer peças essenciais que não saíssem de moda e a cada nova estação não precisaríamos comprar uma grande quantidade de peças novas.

Em 1985, a designer Donna Karan popularizou o termo na sua marca DKNY, com a ideia de uma coleção cápsula intitulada “Seven Easy Pieces”, com apenas peças que combinavam entre si.

Voltando ao que me levou a falar sobre este tema, entre os mitos que a Dora referiu sobre o Armário Cápsula, estão “tem que ter uma estética minimalista” e “deve ter poucas cores” e (como acontece frequentemente) não podia concordar mais com a Dora que não passam de mitos 🙂

É certo que estes dois mitos são frequentemente referidos como sendo bases de um bom Armário Cápsula, mas quem disse que o Armário Cápsula tem que ser igual para toda a gente? E que as premissas têm que ser as mesmas para todas nós?!

Na minha opinião, o Armário Cápsula é definido pelo estilo de cada uma, sem limitações de cores ou estilo de roupa. É, sobretudo, uma base que funciona com a maioria das peças que temos no nosso guarda-roupa.

Há quem não goste ou não se identifique com cores neutras, porque é que o armário cápsula desta pessoa deve ter por base tons neutros, se ela não usa?! Se são mais versáteis os neutros? Diria que sim, mas porque se enquadram no meu estilo. Alguém que adore padrões, mistura de padrões e tenha um estilo mais maximalista, não faz o menor sentido a base do seu guarda-roupa serem os neutros. De que adianta incluir no Armário Cápsula de determinada pessoa um par de ténis se essa pessoa só usa saltos altos ou até usa rasos, mas sapatos mais elegantes?! Todas somos únicas e não deixem que as supostas regras limitem aquilo que usam.

Pensem no vosso estilo, no vosso estilo de vida e gostos quando forem criar o vosso Armário Cápsula.

Se precisam de ajuda para montar o vosso Armário Cápsula, contratem um profissional, mas atenção porque um bom profissional de Consultoria de Imagem não é aquele que vos vai dizer que têm que comprar tudo bege, branco ou preto. É aquele que vai entender o vosso estilo, a vossa vida e gostos e que vai sugerir peças que se enquadrem na perfeição, com as quais se sintam bem, confiantes e confortáveis, sempre que forem fazer as conjugações do dia-a-dia ou de uma ocasião mais especial.

Já não faço este serviço de Consultoria de Imagem há uns bons 10 anos, a minha vida tomou outro rumo, mas é uma área que continuo muito atenta, porque gosto mesmo e me interesso, até porque continua a fazer parte do meu trabalho na OH, MONDAY! Preciso de entender um pouco de psicologia (e a Consultoria de Imagem é, sobretudo, sobre psicologia) para entender as minhas clientes 🙂

Inspirem-se (hoje em dia com as redes sociais é tão fácil procurar inspirações e referências), mas não queiram ter o estilo igual a X ou Y, respeitem a vossa individualidade, acima de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.