O que faz um produtor de moda?

Quando comecei a aprofundar os meus conhecimentos sobre o mundo da moda – tinha 20 e poucos, vi uns cursos em Londres e aproveitava as minhas férias para fazer alguns cursos no Central Saint Martin’s ou no London College of Fashion – hoje em dia conseguem fazer muitos deles online, claro que não é a mesma coisa, mas facilita e muito 🙂

Assim como eu achava que ser produtora de moda era uma profissão espetacular e cheia de glamour – porque vemos as fotos incríveis nas revistas de moda, nas campanhas, etc – imagino que haja muitas de vocês que pensem o mesmo, mas se calhar não sabem exatamente o que faz um produtor de moda.

Neste post vou contar-vos algumas áreas de atuação de um produtor de moda:

Se é, de facto, uma área que gostam e querem seguir, pesquisem formações nesta área, ofereçam o vosso tempo para ajudar quem já está na área há algum tempo. Aprender é sempre uma grande vantagem e nada como estar no terreno para saber todos os truques da profissão (de qualquer uma delas, na verdade).

O produtor de moda (também conhecido por stylist) é um profissional versátil, que se adapta a várias atividades, eventos, funções, dependendo das necessidades específicas de cada trabalho. é um trabalho criativo e de reinvenção

Algumas áreas em que trabalha um produtor de moda:

1. Campanhas publicitárias

O produtor de moda trabalha em contacto direto com as marcas (ou agência que representa essa marca) e tem uma participação ativa na criação do desenvolvimento do conceito da campanha, selecciona as peças que vão aparecer, os looks em cada modelo, etc.

2. Desfiles

Fica no backstage e vai definir os looks que serão desfilados, ajudar os modelos nas trocas, faz o cronograma do desfile, coordena os looks, de forma a que cada peça combine na perfeição com os acessórios, de acordo com o conceito do desfile e com o designer.

3. Editoriais

Aqui o produtor de moda escolhe as peças, os looks de cada foto (também tem que ir aos showrooms ou lojas recolher e mais tarde devolver as peças; normalmente tem a ajuda de um assistente que ajuda neste processo). Escolhe também o local em que é fotografado o editorial, tudo tem que fazer sentido na foto. A selecção de cada elemento é fundamental e tudo tem que estar bem alinhado com a ideia e o conceito do editorial e ajudar a contar uma história através das fotos lindas que saem no final.

É fundamental nesta profissão o bom conhecimento e acompanhamento das tendências, lifestyle e ter cultura visual. A curiosidade é fundamental também.

Um bom produtor de moda deve ter algumas valências:

1. Pesquisar as tendências. Manter-se atualizado é crucial para esta profissão, não só na área da moda, mas nas restantes áreas também (beleza, lifestyle, de consumo, de comportamento, etc)

2. Selecção das peças. Saber onde procurar as melhores peças para qualquer trabalho é fundamental, não só a roupa, mas também os acessórios, sapatos, etc. tudo tem que ser coordenado na perfeição para que a história que se conta através da imagem faça sentido. É algo que pode levar algum tempo de planeamento, mas é também fundamental conhecer as marcas que existem e em qual encontrar uma peça ou acessório específicos em cada estação para cada trabalho.

3. Coordenar. Não só coordenar os looks, mas também a equipa com quem vai trabalhar (fotógrafo, makeup artist, etc) , para que o resultado final seja o melhor possível.

Em Portugal existe a Pulp Fashion, onde podem fazer o curso de stylist ou produtor de moda, a equipa é muito experiente e realmente conhece o mercado na verdade.

Gostaram deste tipo de posts? Têm curiosidade sobre outras áreas ligadas à moda, beleza ou outra? Contem-me aí 🙂

Photo by 邱 严 on Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.